Podcast lançado em disciplina do curso de Ciências Sociais introduz jovens ao universo dos movimentos estudantisNa segunda temporada, programa aborda temas da atualidade, como política, educação, religião e cultura

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“Juventude e movimento estudantil” é o nome do podcast produzido por estudantes da UNIFAL-MG que cursam a disciplina de mesmo nome, ministrada pelo professor e coordenador do projeto, Luís Antônio Groppo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG. Lançado em fevereiro de 2022, o podcast tem objetivo de trazer ao público jovem adolescente uma introdução à história do movimento estudantil, dos movimentos estudantis contemporâneos, bem como abordar temas atuais que interessam aos jovens brasileiros na atualidade, como política, educação, religião, cultura, entre outros.

Conforme explicado pelo coordenador, a disciplina “Juventude e movimento estudantil” é eletiva dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais, oferecida como optativa aos demais cursos da UNIFAL-MG. O projeto, que não recebe financiamento, acontece enquanto a disciplina é desenvolvida conta com a colaboração dos estudantes que cursam a disciplina.

Luís Antônio Groppo é professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG. (foto: arquivo/Dicom)

A primeira temporada do podcast teve três episódios lançados no ano de 2022. O episódio piloto foi conduzido pelo professor Groppo, em fevereiro daquele ano, e abordou movimento das ocupações estudantis, contando com a participação da mestra em Educação pela Universidade, Isabella Silveira, entrevistada no episódio.

“Os outros dois episódios foram feitos por estudantes, com base em entrevistas com o docente de nossa Universidade, Thiago Antônio de Oliveira Sá, o principal colaborador de nosso podcast, pois viria a conceder mais uma entrevista para o que será um dos episódios da segunda temporada”, conta o docente.

Segundo o professor Groppo, a criação do podcast foi sugerida por uma “pessoa amiga” que propôs a iniciativa como trabalho final da disciplina: “Gostei muito da ideia e levei às e aos estudantes da disciplina, que gostaram também. Eu nunca tinha feito podcasts e, junto às e aos estudantes, fui estudar como fazer.”

Ao explicar o formato do podcast, o coordenador comenta qual foi a preferência do grupo para as gravações. “Podcast, basicamente, é um programa de rádio e optamos por um modelo que mesclava entrevistas com pesquisadoras e pesquisadores sobre o tema da disciplina com narrativas das e dos estudantes”, conta. “Também aprendemos a fazer a edição de um podcast e, enfim, como publicar gratuitamente no Spotify”, completa.

Para chegar à etapa da gravação do podcast, os  estudantes pesquisam um tema relacionado à disciplina e, em seguida, apresentam um seminário sobre o texto escolhido. Após o seminário, os discentes marcam uma entrevista com uma pesquisadora ou um pesquisador que trabalha o tema e, na sequência, editam o episódio. As atividades, conforme o coordenador, contam com o auxílio do docente e de metrandos e mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade, que fazem estágio docente na Instituição.

“Nos anos de 2022 e 2023, apenas estudantes de Ciências Sociais se matricularam na disciplina, mas ela é aberta a qualquer estudante da UNIFAL-MG como disciplina optativa”, diz. “Foram seis estudantes em 2022 e dez em 2023″, menciona o professor Groppo. Segundo ele, em 2023, a disciplina teve como docente coministrante Marcelo Rodrigues Conceição, que também concedeu uma entrevista para um dos podcasts”, menciona o professor Groppo.

O docente compartilha que a atividade foi uma surpresa pelo movimento dos estudantes envolvidos, além da capacidade que tiveram de combinar um material com potencial tanto midiático quanto didático sobre uma disciplina que, na visão dele, é bastante acadêmica. “Estudantes, com este tipo de atividade, podem aprender – e eu também aprendi com elas e eles! – uma linguagem e um instrumento muito contemporâneo de comunicação e produção de conhecimento, o podcast, ao mesmo tempo, algo tão antigo quanto o rádio”, conclui.

Construir um planejamento detalhado a respeito dos objetivos e da estrutura do programa, assim como o roteiro de cada episódio, é que faz a diferença na produção de um podcast e a receita que o coordenador recomenda aos interessados. A disciplina, segundo o professor, será oferecida novamente em 2025, no segundo semestre, como optativa para quaisquer estudantes da UNIFAL-MG.

O podcast pode ser pesquisado pelo título “Juventude e movimento estudantil” no Spotify ou acessado aqui:https://open.spotify.com/show/0CO1326efh0zDANJahhijt

 

 

 

 

 

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