Festival Pint of Science reúne pesquisadores da UNIFAL-MG fora do ambiente universitário para um diálogo informal sobre ciênciaCom o lema ‘Um Brinde à Ciência’, evento acontece entre os dias 13 e 15 de maio em bares de Alfenas e Poços de Caldas

Por

Na próxima semana, pesquisadores da UNIFAL-MG participam do Pint of Science – o maior evento para o debate de ciência do mundo, que ocorre em bares, pubs e outros espaços fora dos ambientes universitários. O encontro vai acontecer em Alfenas e em Poços de Caldas, de 13 a 15 de maio.

Registro da edição do Pint of Science realizado em Poços de Caldas em 2022.(Foto: Arquivo/Organização Local)

Com o lema “Um Brinde à Ciência”, o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, com a proposta de proporcionar uma experiência única e divertida. “O Pint of Science é um festival internacional de divulgação científica que tem tomado proporções cada vez maiores”, comenta a professora Marília Gabriella Alves Goulart Pereira (Instituto de Ciências Biomédicas), coordenadora do evento em Alfenas.

A coordenadora enfatiza que fazer parte deste movimento coloca a UNIFAL-MG em destaque nacional no universo da divulgação científica. “Esse festival em particular, que leva o conhecimento científico para dentro de ambientes descontraídos, como bares, pubs e restaurantes, extrapola os muros da universidade, permitindo que a ciência alcance a comunidade local/regional em ambientes e horários incomuns”, diz.

Segundo ela, o fato de o festival contar com o envolvimento direto de pesquisadores da Universidade permite que o público participante conheça de perto a ciência produzida na UNIFAL-MG. “Como a comissão organizadora e os palestrantes são pesquisadores da UNIFAL-MG, é uma grande oportunidade de mostrar aquilo que fazemos dentro da Universidade, valorizando a geração de conhecimento e o trabalho dos pesquisadores da nossa Universidade”, salienta.

Programação

Em Alfenas, o Pint of Science será realizado em dois locais: no Bar Bante e no Januário Bar. O evento terá início na segunda-feira (13), no Bar Bante, às 19h, com a participação da professora Ana Lúcia da Silva (Instituto de Ciências Humanas e Letras) e do professor Gabriel Gerber Hornink (Instituto de Ciências Biomédicas).

O tema a ser abordado pela professora Ana Lúcia da Silva será “Ensine História com samba: por outras abolições”. Na sequência, o professor Gabriel Hornink falará sobre “Análise sensorial de cervejas: desvendando a arte e a ciência”.

Na terça-feira, dia 14, o festival acontece no Januário Bar, também a partir das 19h, com a presença do professor Hugo Bonette de Carvalho (Instituto de Ciências Exatas), que falará sobre o tema “Das entranhas da matéria às estrelas do universo: descortinando Oppenheimer – o filme”.

Nesse mesmo dia, também a professora Maísa Ribeiro Pereira Lima Brigagão (Instituto de Ciências Biomédicas) conversará com o público no local sobre “A polêmica do tratamento com ozônio”.

Para fechar o festival em Alfenas, o Bar Bante recebe outra rodada de bate-papo na quarta-feira (15). O professor Gustavo do Amaral Valdiviesso (Instituto de Ciência e Tecnologia) vai bater um papo sobre “Desvendando a nossa origem cósmica: Como e quando nasceram cada átomo do seu corpo?”, a partir das 19h. Em seguida, o público prestigia o professor Eric Batista Ferreira (Instituto de Ciências Exatas) que abordará as respostas para a pergunta “Você tem fome de quê?”.

A equipe de Alfenas está sob a coordenação da professora Marília Gabriella Pereira (Instituto de Ciências Biomédicas) e da professora Aline Roberta Danaga (Instituto de Ciências da Motricidade). Outros professores integram o grupo: Marcos Vinicios Salles Dias, Lívia Maria Rosatto Moda, Rosymar Coutinho de Lucas, Graziela Domingues de Almeida Lima, Felipe Gomes Rubira, Elda Gonçalves Souza e Leite e Camilo Lelis Jota Pereira.

“O evento visa inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país”, explica o professor Marcos Vinicios Salles, um dos membros da comissão de Alfenas.

No dia 14 de maio, também o público de Poços de Caldas terá a oportunidade de brindar à ciência. Em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas – Campus Poços de Caldas, serão realizadas duas palestras. O encontro será na Cervejaria Ziel.

“Dos microvilões aos micro-heróis: microbiologia aplicada ao saneamento ambiental” é o tema que abrirá a noite a partir das 19h. O assunto será conduzido pelo professor Gunther Brucha (Instituto de Ciência e Tecnologia). O professor Alexandre Carvalho de Andrade (IFSULDEMINAS) assume o bate-papo com o público na sequência, para falar sobre “Paisagens urbanas, entre tempos e espaços”.

Em Poços de Caldas, a equipe organizadora é liderada pelo professor Fernando Gardim (Instituto de Ciência e Tecnologia) e conta com a colaboração da professora Jane Piton Serra Sanches (IFSULDEMINAS), além do apoio dos professores, Laos Hirano (Instituto de Ciência e Tecnologia) e Isabel Ribeiro do Valle Teixeira (IFSULDEMINAS).

179 cidades brasileiras se unem para brindar a ciência em todas as regiões do país

O Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do festival mundial de divulgação científica Pint of Science este ano: 179 municípios de todas as regiões do país vão brindar a ciência.

Registro da edição do Pint of Science realizado em Poços de Caldas em 2022.(Foto: Arquivo/Organização Local)

A história do festival teve início em 2012, quando Michael Motskin e Praveen Paul, na época pesquisadores do Imperial College London, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, levando aos laboratórios pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar o tipo de pesquisa que estavam realizando. A experiência foi tão inspiradora que os dois cientistas pensaram: por que os pesquisadores não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science, com a primeira edição acontecendo na Inglaterra em maio de 2013.

No Brasil, o Pint of Science aconteceu pela primeira vez em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizou a iniciativa em uma cidade da América do Sul. De lá para cá, o festival foi ampliando seu impacto e expandindo-se pelo país, até que veio a pandemia de Covid-19, o que obrigou a adaptação do modelo para versões online em 2020, 2021 e 2022.

Saiba mais, acessando aqui.

(Imagem de destaque: Registro da edição do Pint of Science realizado em Poços de Caldas em 2022 – Foto: Arquivo/Organização Local)

You may also like

Deixe um comentário

Cookies Mmmmm! Embora eu ame biscoitos - não é disso que estamos falando aqui. Nosso site usa cookies para garantir a você a melhor experiência. ACEITAR SAIBA MAIS